sábado, 27 de outubro de 2012

ALONGAMENTO - PARTE I MITOS E VERDADES


ALONGAMENTO - PARTE I MITOS E VERDADES

 Este assunto vem sendo discutido pelos profissionais da educação física há muito tempo nas academias por todo o mundo. Nesta postagem vamos tentar esclarecer algumas duvidas e derrubar alguns mitos criados ao longo dos anos. Para isso algumas perguntas se fazem necessárias, tais como:
Para que você alonga?
Alongamento previne lesões?
Preciso alongar antes e depois do treino?
Todos precisam alongar?
Qual melhor tipo alongamento para fazer?

São muitas as perguntas que envolvem este tema, e poderia ficar o dia todo as descrevendo, mais nesta matéria vamos nos ater as cinco perguntas acima.
Para responder estas perguntas com clareza, primeiramente vou relatar brevemente  os tipos mais comuns de alongamentos existentes, são eles: estático, dinâmico, balístico, FNP. Todos possuem vantagens e desvantagens, então cabe ao professor escolher e aplicar a melhor opção para cada indivíduo.
Para que você alonga?
Saber qual o objetivo real de se alongar é essencial para a escolha da estratégia correta, pois se considerarmos as variações para a prática, a escolha errada pode ser desastrosa. Pensando em um dos princípios básicos de treinamento, o da especificidade, onde o exercício trabalhado deve ser o mais próximo da atividade que a pessoa realiza em sua vida. Ex: para um lutador seria interessante realizar alongamentos balísticos, já para uma senhora de 70 anos dona de casa, não seria uma estratégia tão interessante, tudo dependera do tipo de atividade que o indivíduo realiza.

Alongamento previne lesões?
Não.

Preciso alongar antes e depois do treino?
Não precisamos alongar, nem antes e nem depois do treinamento com pesos, esta prática vem sendo realizada há décadas e criou-se um mito perante ela, de que no final do treino é interessante alongar para relaxar a musculatura, mais digo com convicção que essa prática é um MITO. Existem inúmeras técnicas de relaxamento pós treino que podem ser usadas para relaxar a musculatura que não sejam alongando.

Todos precisam alongar?
Existem pessoas que possuem hipermobilidade articular e até mesmo frouxidão ligamentar como e o caso de pessoas com síndrome de down, pessoas com essas particularidades não precisam e não devem realizar alongamentos nem mesmo treinamento de flexibilidade, salvo os casos dos artistas circenses (contorcionistas) que usam essa hipermobilidade para seu trabalho. Um profissional bem informado sabe o grau de mobilidade articular necessário para cada articulação do corpo e essa necessidade deve ser respeitada para uma boa saúde corporal.

OBS: Consulte sempre um profissional "CAPACITADO", pois existem inúmeros profissionais que desconhecem o verdadeiro valor dessas informações, e isso pode ser um tiro no pé. E digo mais, não existe exercício errado, o que existe é exercício colocado de forma errada, pois cada indivíduo possui um corpo e uma necessidade. Pense bem antes de fazer o treino do seu amigo, ou mesmo treinos milagrosos de internet ou revistas, esse treino pode ser maravilhoso para quem escreveu ou para quem relatou o caso, mais para você pode ser a morte. O mesmo exercício que pode te curar pode te alejar, cabe ao profissional direcionar isso para o caminho certo.

FONTE:http://www.nutricaoexercicio.com/2011/01/tenha-um-corpo-definido.html

Nenhum comentário: